terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Catarina a Embaixadora!


Catarina Furtado é atriz, apresentadora de televisão e embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). Como apresentadora, já trabalhou no canal SIC e na RTP. Ao longo da sua carreira tem abraçado diversos projectos como atriz no teatro, cinema e na ficção para televisão. É autora de contos infantis, documentários para televisão e letras de canções. Desde 2000 exerce a função de Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). É Fundadora e Presidente da Associação Corações com Coroa.

Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) desde 2000, a Catarina realiza um trabalho de proximidade em diferentes países, nas áreas da Saúde, incluindo a sexual e reprodutiva, Igualdade de Género, Violência sobre as Mulheres, Discriminação, Envolvimento Masculino, Mutilação Genital Feminina, Maternidade Segura, Maternidade/Paternidade Adolescente, Planeamento Familiar, entre outras.

Em 2012 sentiu necessidade da fundar a Corações com Coroa, da qual é presidente, uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo central promover uma cultura de solidariedade e inclusão sócio-afectiva das pessoas em situações de vulnerabilidade, risco e pobreza e assim contribuir para que em Portugal se promova e vivencie uma cultura de Direitos Humanos assente na Não discriminação e Não violência.

É co-autora de três séries documentais Príncipes do Nada, transmitidas na RTP entre 2005 e 2012 sobre as temáticas dos Direitos Humanos rumo aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. E também dos quatro documentários Dar Vida sem Morrer na Guiné Bissau, iniciativa que resultou de uma ação promovida junto da RTP com o apoio da Cooperação Portuguesa e que teve como objectivo a recolha de apoio financeiro para programas de redução da mortalidade materna e neonatal em três localidades daquele país.

Em 2010 foi convidada pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon para participar como Oradora na Cimeira do Milénio em Nova Iorque enquanto “Campeã dos ODM” e na Abertura Oficial do Ano Internacional da Juventude.

Desde 2000 tem sido Oradora convidada na Apresentação Pública do Relatório sobre o Estado da População Mundial, na Assembleia da República e Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Ao longo destes anos tem sido inúmeras vezes convidada a participar em iniciativas de Educação para o Desenvolvimento, Educação para a Cidadania e Advocacy no Parlamento, Escolas, Universidades, ONG, Associações de Empresas e tem feito muitas visitas de trabalho a países em desenvolvimento e participações em reuniões internacionais.

A partir de 2013, a missão de Catarina Furtado junto do UNFPA e nas temáticas cooperação e educação para o desenvolvimento, direitos humanos, educação e saúde sexual e reprodutiva, igualdade de género e outras têm a assessoria técnica da P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento.

Enquanto Embaixadora do UNFPA, a 2 de Julho de 2013, a convite da UNECE, é moderadora do painel "Taking ICPD Beyond 2014: Partnerships and International Cooperation", na Conferência da Comissão Económica para a Europa das Nações Unidas: Enabling Choices - Population Priorities for the 21st Century" que teve lugar no Palácio das Nações em Genebra.
Entre 11 e 13 de junho de 2014, desloca-se a Praga para, a convite do UNFPA, ser oradora e moderadora na conferência "Diálogo sobre população e desenvolvimento: Construir capital humano com vista à prosperidade na Europa de Leste e Ásia Central” no painel "Mudar o mundo: investir nas jovens e nas mulheres”.

Em 2014, conjuntamente com a P&D Factor, Corações com Coroa, OIkos e ASJPAS é um dos rostos da Campanha "Continuamos à Espera" que, além de várias iniciativas de advocacy, informação e comunicação relativas à Agenda Pós 2015, recebe em Portugal a Exposição UNFPA  sobre casamentos infantis "Too young to wed”.

Em Dezembro de 2015, no seu papel de Embaixadora, recebe, em Lisboa, com a P&D Factor, Instituto Camões, IP e a Câmara Municipal de Lisboa, os participantes internacionais da iniciativa UNFPA "Interactive dialogue on ICPD Beyond 2014, and the 2030 Agenda for Sustainable Development”.

“O que faz uma embaixadora? Usa a voz como um altifalante. É a porta-voz de quem não tem voz. Não é fazer caridade. É criar estruturas e projectos que sejam auto-sustentados e que se prolonguem na vida. É partir para o terreno de países mais desfavorecidos e usar a força mediática para denunciar determinadas realidades e condições desumanas, em particular no que diz respeito às mulheres e às crianças. Quando vou à Guiné, São Tomé, Cabo Verde, Timor, Indonésia, Moçambique, vivo as emoções no local, coloco nos olhos a realidade que antes apenas lia e ouvia. E quando regresso tento ter a capacidade de comover tanto os directores de empresas como os portugueses para as minhas causas. Tem sido uma dura batalha, com o apoio cúmplice de Alice Frade, da Associação para o Planeamento da Família, e é necessário imensa imaginação para conseguir resultados positivos.”

"Conquistei o que queria sem saber o que queria...", entrevista ao Expresso em 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário